Mas afinal a miúda nem é assim de trocar letras ou desenhá-las ao contrário, nunca foi, ou não mais do que o usual. Não é esse o sinal mais evidente da Dislexia? Hmmm, pois não é, nem sempre é. Nem a sociedade da informação, nem os cursos superiores, especializações e afins, nem o sistema educativo e de saúde e, pior, nem o instinto maternal, nos informam destas coisas. E mesmo que informassem, o nosso cérebro é demasiado elitista, seleciona informação e só armazena a que considera relevante.
Deixando de lado essas considerações, toca a consultar a nuvenzinha virtual, a nossa bolinha de cristal do século XXI, a ver o que mais nos diz:
Dislexia - pesquisar - PORTAL DA DISLEXIA http://dislexia.pt/definicao/
E lá vêm enumeradas algumas definições (que, entenda-se, a coisa não é consensual), mas muito grosso modo, o principal a saber:
- O que é? A Dislexia é uma dificuldade de Leitura e de Escrita (é mais, claro, mas um passo de cada vez ...)
- Causas? Deve-se, julga-se, a alterações genéticas, neurológicas e neuro linguísticas;
- De quem é a culpa? Existem cromossomas ligados à Dislexia cujos genes ainda estão por identificar. A quem achar o culpado, agradece-se divulgação;
- E onde anda, essa dislexia? Localiza-se no hemisfério esquerdo do cérebro: lobo temporal, occipital e parietal.
- E como é que a mandamos embora, se for indesejada? A Dislexia é uma característica pessoal, portanto, permanente, mas com vantagens futuras extraordinárias, desde que o indivíduo saiba explorá-las da melhor forma - claro que ajuda IMENSO contar com o grande apoio da malta da família e amigos, para elevar a auto estima, e dos especialistas e professores, para contornar o sistema educativo formal, tão aborrecido e formatado!
- A quem é que calha? A dislexia SÓ CALHA a indivíduos com normal ou superior inteligência, sem nenhuma outra perturbação ou défice cognitivo.
Alguns sinais:
DIFICULDADE DE MEMORIZAÇÃO/
LENTIDÃO NA DESCODIFICAÇÃO DA PALAVRA ESCRITA/
DIFICULDADE NA PRODUÇÃO DE TEXTOS/
INIBIÇÃO E RECUSA DE LEITURA EM VOZ ALTA, PELA DIFICULDADE SENTIDA/
BAIXA AUTO ESTIMA/
RECUSA DE IR PARA A ESCOLA/
IMENSO TEMPO PARA EFETUAR OS TRABALHOS ESCRITOS OU QUE REQUEIRAM INTERPRETAÇÃO DE PERGUNTAS, DE TEXTOS,.../
CANSAÇO INTELECTUAL, PELO ESFORÇO ACRESCIDO DE CONCENTRAÇÃO/
POUCA AUTONOMIA NA EXECUÇÃO DOS TRABALHOS ESCOLARES/
APARENTE TIMIDEZ E FALTA DE REAÇÃO OU, POR ANTÍTESE, APARENTE VIOLÊNCIA E EXCESSO DE DISTRAÇÃO (por vezes confundida com hiper atividade).
E por agora já chega, para não entrarmos no modo de leitura diagonal...
E por agora já chega, para não entrarmos no modo de leitura diagonal...
Não é demais referir que a intenção deste blog é dar uma perspetiva INFORMAL da Dislexia, com base na experiência própria. Não pretende ser nenhuma fonte de diagnóstico, nem dispensa o aconselhamento de um profissional na matéria, seja Terapeuta da Fala, Psicólogo, Neuropsicólogo, Neuropediatra, apoio da Escola, etc.
Sem comentários:
Enviar um comentário